Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

free the make-up

Choose Cruelty-Free!

Choose Cruelty-Free!

01
Abr18

Cruelty-free | Como começar, dicas

 

Quando tomei esta decisão, nunca pensei que se tornasse numa opção tão importante ao ponto de querer criar um blog para falar sobre isso. Aliás, nem sei se posso dizer que foi uma “decisão” premeditada.

A minha irmã começou-me a falar sobre opções cruelty-free e eu fui alinhando. Calha na altura em que adoto o Goji. Leio sobre a raça, que é a mais usada em testes, leio sobre testes em animais, vejo imagens e videos, e comecei eu própria, na minha cabeça, a abominar marcas tão conhecidas que compactuam com esta prática e dei por mim a simplesmente não querer comprá-las.

Foi tudo natural. Demorei 2 anos a poder olhar para o meu stash de maquilhagem e cosméticos e poder dizer que é tudo cruelty-free! Mas olho com satisfação porque nestes dois anos consegui, com muita pesquisa e calma, adquirir produtos bons, adequados ao meu tipo de pele, ao meu gosto e preferência. Não uso nada contrariada só por ser cruelty-free. Usava-os em qualquer circunstancia! E esta sensação faz-me sentir tão bem, porque concluo com toda a certeza que não precisamos de recorrer a marcas que testam em animais para nada.

 

Se alguém se identifica mas não sabe bem por onde começar, pode começar por aqui e continuar neste post onde vou partilhar um pouco da minha experiência e transformá-la em dicas úteis.

 

 

O primeiro passo é olhar para o que temos que possa não ser cruelty-free e aceitarmos que vamos usar tudo até acabar ou ser substituído. Não vale a pena deitar tudo fora e comprar tudo novo. Para além de ser desperdício de dinheiro é desperdício de recursos. Uma transição gradual é o ideal. 

 

O segundo passo é começar a pesquisar e ver que marcas são cruelty-free. Já vos falei da Kiko, que é um bom começo, mas uma maior diversidade de produtos está através da internet. Já vos falei aqui também sobre as compras online, que pode ser uma boa ajuda!

Depois vamos substituindo o que temos à medida que vão acabando ou à medida que vamos tendo disponibilidade para comprar.

 

Para começo, é muito fácil fazer a substituição da maquilhagem. É fácil porque é daquelas coisas que vamos usando, comprando e é mais superficial. A nível de skincare pode ser mais difícil porque já podemos ter certos produtos que nos afeiçoámos, porque temos um tipo de pele peculiar e não é qualquer coisa que se dá bem e aqui vai ser preciso pesquisa e paciência.

 

Podem então começar por fases, como eu fiz.

 

Comecei pela maquilhagem. Só quando fiz a transição de toda a minha maquilhagem e já estava mais a vontade com isto do cruelty-free, conhecimento de marcas, à vontade com as pesquisas, etc, é que comecei a passar para outros produtos como cremes, desmaquilhante, etc.

A Kiko, NYX, Catrice, por exemplo, têm praticamente tudo a nível de maquilhagem, e são marcas bastante acessíveis, com lojas físicas e com produtos de muito boa qualidade.

Quando quisermos apostar na diversidade vamos olhar mais à frente. A Sephora dá-nos mais umas marcas e recorrermos ao online vai sempre ser uma ótima opção.

 

Depois, comecei aos poucos. Desmaquilhante, cremes de cara, de olhos, de mãos, produtos para cabelo e banho, perfume, desodorizante… Fui comprando à medida que ia conseguindo (€). Hoje em dia já tenho tudo e agora é ir repondo quando vão acabando.

 

O importante já é pelo menos estarmos informados. Termos noção e consciência e irmos agindo consoante as nossas possibilidades.

Leiam muito, informem-se, se se sentirem realmente sensibilizados vai ser tudo natural.

Para além disso, espalhem a mensagem, de forma positiva, e não julguem ou condenem quem não partilha as mesmas ideias, esse nunca será o objetivo deste blog. 

 

Digam-me se têm alguma dúvida ou questão, se têm sugestões ou querem partilhar alguma dica ou experiência. :)

 

Boa Páscoa!

xx

 

sobre



⋯ Mariana
⋯ Cosmetics and make-up
⋯ Self-taught
⋯ Cruelty-Free since 2016

⋯ all ilustrations by me ⋯

contactos ⋯ seguir

arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D